Duro de Matar

Cena do Filme Duro de Matar(Die Hard) com Bruce Willis (John McClaine) 1988

Duro de Matar
1988

A melhor ação que o cinema tem
Poster do Filme Duro de Matar com Bruce Willis

22 de dezembro de 1988 /  2h 12min / Ação,Thriller 
Direção: John McTiernan
Elenco: Bruce Willis, Alan Rickman, Bonnie Bedella
Título Original: Die Hard

Die Hard (1988) on IMDb

Crítica

Ho, Ho, Ho! Now I have a machine gun!

Por Jader Galam Ruivo | 09/07/2023

Minha nota:

Os anos 80 tinham os famosos filmes de ação protagonizados por brutucus como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Homens fortes, quase que imparáveis, com armas super pesadíssimas que acabavam com qualquer coisa que aparecia na frente é o que definia eles. Em 1988 foi lançado Duro de Matar e mudou um pouco este paradigma.

Bruce Willis entra no papel de John McClane, um homem que tem uma boa estrutura corporal e é um policial. O filme nos apresenta McClane tentando defender o prédio Nakatomi Plaza na noite de natal onde sua esposa trabalhava. Simples e direta, essa é a trama do filme.

Por mais simples que seja a trama, ela é cheia de detalhes e acontecimentos essenciais para que torne Duro de Matar um dos melhores – se não o melhor – filmes de ação já feito. O grupo de terroristas que entra para atacar o prédio é comandado por Hans Gruber, um dos grandes vilões da história do cinema, protagonizado brilhantemente pelo saudoso Alan Rickman.

Cena do Filme Duro de Matar com Bruce Willis

Duro de Matar

Com Bruce Willis

Duro de Matar nos apresenta a fragilidade e vulnerabilidade de John McClane que o torna um personagem muito mais interessante que qualquer um em Rambo ou Exterminador do Futuro por aí. O filme nos apresenta McClane com medo de voar, recebendo conselhos de outras pessoas, exercitando e limpando seus pés no tapete da sala que sua esposa trabalha e indo para a pancadaria… descalço. 

Sim, a ausência de um tênis ou sapato qualquer é o que nos representa a fragilidade e “mortalidade” de John McClane no filme, o que não vemos nunca em filmes de brutucus já citados que são praticamente imortais e nem sequer sangram. McClane sangra o filme inteiro, ele se desespera antes de enfrentar alguém muito forte ou quando chega perto da morte.

O personagem de Bruce Willis passa o gume em todo mundo (isso não é spoiler, é um filme de ação pelo amor de Deus!), ele ama frases de efeito cafona e é um baita crianção. O roteiro é muito perfeito ao cadenciar sua evolução junto à evolução de McClane, chega a ser homogêneo ver os dois subindo lado a lado. O diretor John McTiernan acerta em todas as suas escolhas técnicas do filme.

Na verdade verdadeira, Duro de Matar é sim a melhor ação que o cinema tem.

Trailer – Duro de Matar

Filmographia

O seu site de crítica de Cinema

Home
Filmes
Notícias
Quem Somos
Letterboxd
Rolar para cima